Quem Somos

Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos

A história da empresa inicia em 1988, no Hotel Serrano, em Gramado. Silvia Zorzanello (im memoriam) era gerente geral, enquanto Marta Rossi trabalhava como gerente de Marketing. O Centro de Convenções do hotel estava em fase de conclusão e a dupla, observando a oportunidade de mercado que despontava,  pensou em um projeto estratégico. A sociedade foi concretizada e, em 01 de abril de 1988, nascia a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.

Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival.

Aos poucos, o FESTURIS alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Logo tornou-se o mais importante evento do setor na América do Sul e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Neste ano o FESTURIS chega em sua 30ª edição, são 30 anos de história e vanguarda, inovando e apontando tendências para o setor turístico. A feira é dividida em espaços como: LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

 

No último ano foram mais de 2 mil marcas expostas em mais de 400 estandes para o público de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Segundo um levantamento de impacto econômico realizado pela Universidade de Caxias do Sul, o FESTURIS teve um impacto econômico de 280 milhões em negócios iniciados e que devem ser concretizados a partir os contatos feitos entre expositores e compradores em Gramado. Com mais de 9 mil visitantes profissionais o evento superou em 10% a edição de 2016. Outro número importante é o impacto para a Região da Hortênsias: foram 18 milhões de reais injetados em quatro dias na economia local.

Sempre procurando fomentar negócios turísticos em nível nacional e internacional,  sem perder o foco para o benefício regional, a empresa criou outros dois projetos próprios: o Chocofest e o Acorde Musical. Em 2016 lançou seu novo produto: a Gramado Summit. O evento que proporciona a disrupção da inovação no Brasil, chega a sua segunda edição em Gramado. A Gramado Summit nasceu com o objetivo de proporcionar aos novos empreendedores a geração de um networking de qualidade com a possibilidade de ampliar seus projetos e concretizar seus negócios. Em 2017 a Gramado Summit  recebeu 36 palestrantes e mais de 72 startups em exposição para mais de 50 investidores. Atrações artísticas e uma Batalha de Startups também se destacaram na programação durante os três dias de evento.

 

Para 2018 os organizadores projetam um crescimento superior a 200% em relação a primeira edição. Gramado Summit 2018 projeta reunir 150 startups, 80 investidores e 4 mil empreendedores, sendo o maior evento de startups do país.

Fiel à missão de viabilizar e realizar eventos e negócios para pessoas físicas e jurídicas no Brasil e no mundo, de forma diferenciada e excelente, com credibilidade e garantia de sucesso, a empresa prospecta e executa eventos diversos, tais como congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações.

A empresa é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e apontada por profissionais do setor como grande incentivadora do desenvolvimento do turismo, da geração de negócios, empregos e renda. 

Liderança e empreendedorismo

Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi são atualmente os diretores da empresa Rossi & Zorzanello.

Marta Rossi é graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciou sua carreira na Prefeitura de Gramado, com desenvolvimento de projetos na área educacional, em 1973. Ingressou no segmento do Turismo no início da década de 80, tendo atuado nos principais hotéis de Gramado. Foi nesta época que conheceu Silvia Zorzanello, com quem fundou, em 1988, a Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos. Trabalharam juntas até o falecimento da sócia, em 2010. Hoje, o filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e o filho de Marta, Marcus Vinícius Rossi, formam a direção da empresa ao lado dela. 

Marcus Vinícius Rossi formou sociedade na Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello – Projetos Especiais, em 2009, atuando na execução de eventos terceirizados – um braço da empresa Rossi & Zorzanello, da qual também é sócio. É diretor das empresas e CEO da Gramado Summit, cursa Administração de Empresas na UCS e destaca-se pela fluência de Inglês, o que é determinante nas negociações internacionais dos eventos realizados pela empresa.

Eduardo Zorzanello é formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com obtenção de Láurea Acadêmica. Antes de ingressar como sócio da empresa Marcus Rossi & Eduardo Zorzanello – Projetos Especiais, em 2009, atuou como professor de espanhol no Instituto de Idiomas Yázigi (Gramado e Canela) e na Escola Cenecista Visconde de Mauá (Gramado), durante três anos. É também diretor na Rossi & Zorzanello.

NOSSOS COMPROMISSOS

Missão

Viabilizar e promover negócios utilizando as melhores práticas, gerando riquezas para a empresa e retorno positivo para os parceiros.

Visão

Ser referência em excelência na organização de eventos.

Valores

PROFISSIONALISMO
Agir com ética e equilíbrio.

TRABALHO
Realizar as atividades com eficiência e eficácia, visando resultados.

RESPEITO
Ser cumpridor das normas e obrigações existentes.

PERSEVERANÇA
Comprometimento com a inovação e a sustentabilidade.